Lave seu sofá ! Aprenda o passo a passo deixar ele como novo

Passamos muito tempo em nossos sofás, por isso eles naturalmente ficam sujos e manchados de tempos em tempos. Saber limpar manchas de sofá é uma habilidade que todos nós devemos ter nas mangas.

Em primeiro lugar, e o mais importante, certifique-se de ler as sugestões do fabricante para limpeza. Os sofás sempre vêm com uma etiqueta de limpeza, assim como suas roupas favoritas. Verifique o rótulo para as pistas de limpeza.

Lave seu sofá tirando as manchas

A melhor maneira de limpar as manchas do sofá é limpar o sofá com a solução de limpeza correta (dependendo do tecido). As seguintes dicas devem fazer o truque para limpar cada tipo de tecido, mas certifique-se de verificar a etiqueta de limpeza e testar os produtos em uma área discreta antes de aplicá-los em todo o sofá.

Lave seu sofá de tecido

  1. Retire a sujeira sólida. Prepare o sofá passando com uma toalha limpa ou com uma escova rígida. Isto ajudará a remover qualquer material seco do sofá.
  2. Aplicar bicarbonato de sódio. Polvilhe bicarbonato de sódio por todo o sofá e deixe-o sentar por pelo menos 20 minutos (você pode deixá-lo agir por uma hora).
  3. Faça um limpador para o sofá. Enquanto o bicarbonato de sódio permanece no sofá, faça este simples limpador para remover quaisquer manchas remanescentes: 
    1. Misture 1 colher de chá de líquido para lavar louça, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 xícara de água morna em uma pequena garrafa de spray. 
    2. Depois acrescente 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e enrosque rapidamente a tampa na garrafa de spray. (O bicarbonato de sódio e o vinagre irão criar muitas bolhas quando combinados).
  4. Lave seu sofá. Umedeça um pano branco com a solução de limpeza, em seguida, pincelar e esfregar suavemente as manchas no tecido. Você também pode limpar o sofá inteiro com a solução para uma boa limpeza profunda.
  5. Deixe o tecido secar. Não sentar ou colocar objetos no sofá por algumas horas, ou até que ele esteja completamente seco.

Como limpar um sofá de microfibras

O álcool para esfregar é seu amigo para limpar a maioria dos sofás de microfibras. Como mencionado anteriormente, certifique-se de verificar a etiqueta e testar a solução antes de usar qualquer coisa para limpar o sofá inteiro.

  1. Esfregue com álcoo. Trabalhando seção por seção, borrife uma área com álcool depois esfregue com uma esponja branca ou de cor clara (para que a cor não se transfira para o sofá enquanto você esfrega). Você verá as manchas saírem na esponja.
  2. Escovar em círculos. O sofá deve secar rapidamente, pois o álcool se evapora rapidamente. Uma vez seco, use uma escova de esfregar a seco para escovar o sofá em um movimento circular para arejar o tecido.
  3. Repita o processo com água destilada. Se houver manchas de água no sofá (e se seu sofá permitir a limpeza com água e solvente), siga o mesmo processo usando água destilada. Pulverizar, esfregar e depois escovar uma vez que o tecido tenha secado.

Como limpar um sofá de couro

Os sofás de couro abrem a porta para uma gama de opções de limpeza, já que o couro vem em uma variedade de acabamentos. Ao determinar como limpar um sofá de couro, tenha em mente que os métodos variam consideravelmente de sofá para sofá. 

Estas instruções de limpeza são especificamente para a limpeza de couro protegido, que é o mais comum e mais fácil de limpar do que outros tipos de couro. Se você tiver um sofá de couro desprotegido, verifique as sugestões de limpeza da empresa. Finalmente, lembre-se de verificar primeiro a etiqueta de limpeza e testar os produtos de limpeza em uma área discreta do sofá.

  1. Comece aspirando o sofá, incluindo todos os recantos e guinchos.
  1. Limpe o sofá inteiro com um pano limpo e seco de microfibras.
  1. Criar uma solução de limpeza combinando água em partes iguais e vinagre branco em um pequeno balde. Mergulhe um pano de microfibras na solução para que ela fique úmida mas não molhada, depois limpe o sofá, enxaguando regularmente.
  1. Seque o sofá com um pano limpo e seco de microfibras.
  2. Certifique-se de usar um produto de tratamento de couro em seu sofá a cada seis a doze meses para manter o couro macio.

Deixe um comentário